quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Good News: Bolsas novas do CNPq para o PPGQ

Prezados:
Recebemos a seguinte comunicação do CNPq:

=================================================================
Brasília, 28 de dezembro de 2010.


Senhor(a) Coordenador(a)

Tenho o prazer de informar que a Diretoria Executiva do CNPq aprovou a concessão de (1) Bolsa de Mestrado e (1) Bolsa de Doutorado ao curso sob sua coordenação. Elas serão disponibilizadas em fevereiro para serem implementadas a partir de março de 2011.

Esclareço que a alocação dessas bolsas adicionais visou a atender às solicitações dos cursos que tinham se manifestado nos termos da norma vigente e levando-se em consideração um conjunto de critérios, com destaques para o enquadramento nas prioridades do PACTI; o conceito do curso; a localização regional e o número de alunos sem vínculo e sem bolsa.

Temos consciência de que o número de bolsas disponíveis ainda é insuficiente para atender às necessidades dos cursos e reafirmamos o compromisso do CNPq no sentido de continuar trabalhando para ampliar o número de beneficiários.

Atenciosamente,

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho
Presidente

(ou Glaucius Oliva, Diretor)



=============================================================


Um excelente noticia para este final de ano.
Feliz 2011 a todos.


A Coordenação


domingo, 12 de dezembro de 2010

Workshop de Avaliação e Planejamento

WORKSHOP DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
DATA: em aberto (na dependência do calendário oficial da graduação)
LOCAL: ANFITEATRO BENTO PRADO
EXPOSITORES: DOCENTES CREDENCIADOS NO PPGQ
PÚBLICO ALVO: DOCENTES E DISCENTES DO PPGQ

A avaliação periódica dos programas de pós-graduação pela CAPES constitui uma excelente ferramenta de gestão: a comparação qualitativa e quantitativa entre programas de uma mesma área e de áreas afins contribui para a aferição das metas atingidas e a proposição de novos objetivos para o médio e longo prazo.
Os resultados divulgados na avaliação do triênio 2007-2009 mostram ao PPGQ a necessidade premente de rever posturas e procedimentos. Embora o programa continue no grupo de excelência, é inegável que os rendimentos globais não foram suficientes e, mais importante, estão aquém da capacidade intelectual e instrumental deste programa. As discussões sobre os novos rumos estão ocorrendo, sendo necessário criar uma agenda para a tomada de decisões.

O recredenciamento de docentes é uma exigência da UFSCar e da CAPES. Podemos aproveitar este momento para que cada docente do programa exponha uma análise crítica de suas contribuições e ofereça ao coletivo uma indicação das metas futuras. Em particular, é desejável que cada orientador antecipe com clareza os dividendos que planeja adicionar ao rendimento do PPGQ com vistas à próxima avaliação. Uma visão prévia do total de dividendos esperados é fundamental para uma análise geral que antecipe a avaliação trienal.


ROTEIRO


- cada orientador disporá de 20 minutos para a sua apresentação, sendo reservados 5 minutos para perguntas, discussões e sugestões. Cada apresentação deverá conter:

a) análise crítica da participação no PPGQ;
b) projetos em andamento e resultados previstos para a avaliação da CAPES em curso;
c) possibilidades de interação com outros participantes visando resultados mais amplos e qualificados.

Solicitamos que cada orientar envie até 28 de fevereiro o roteiro de sua apresentação para divulgação prévia neste blog. Esta medida será importante para que os participantes  tenham uma visão geral dos assuntos que serão apresentados.

A Coordenação.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Programa de Pós-Graduação em Química - Histórico

Breve Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Química, PPGQ, completou 30 anos em 2010. 
O projeto de pré-credenciamento do PPGQ foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSCar (CEPE) em fevereiro de 1980, contemplando as áreas de Química Orgânica e Físico-Química. A primeira seleção para o Programa aconteceu em julho de 1980, com três alunos inscritos, sendo dois aprovados e contemplados com bolsas do CNPq. No primeiro semestre de 1981, 12 inscritos participaram da seleção, com quatro aprovações. 
A primeira defesa de dissertação aconteceu em 1984. Neste ano foi preparado o processo de credenciamento do PPGQ junto ao Conselho Federal de Educação, o que aconteceu em 1985. Ainda em 1984, foi implantada a área de concentração em Química Inorgânica. Ao final de 1986 o PPGQ possuía 15 dissertações de mestrado defendidas, sendo oito em Química Orgânica (QO) e sete em Físico-Química (FQ). O desenvolvimento historicamente diferenciado do PPGQ incentivou a coordenação do programa a pleitear em 1986 a implantação do curso de doutorado em FQ e QO, o que foi concretizado no segundo semestre de 1987. As primeiras teses de doutorado foram defendidas em 1990. Em 1991, o Programa passou a contar também com a área de concentração em Química Analítica, tendo sido criados simultaneamente os níveis de mestrado e doutorado.  A área de concentração em Química Inorgânica no curso de doutorado foi implantada em 1998.
Para o corpo docente inicial do DQ-UFSCar foram contratados, além de profissionais das áreas tradicionais da Química, doutores com diferentes formações básicas no Bacharelado, incluindo Física, Matemática, Farmácia. Esta característica peculiar incentivou o desenvolvimento de linhas de pesquisa interdisciplinares e, algumas vezes, multidisciplinares, encorajando o PPGQ, em 1998, a iniciar uma discussão sobre a criação de uma área de concentração que representasse melhor esse avanço. Assim, em 2000, iniciou-se a área de concentração em Química. Embora muito jovem, a qualidade do corpo docente do PPGQ possibilitou que, desde a sua nucleação, financiamentos significativos, em número e valor, fossem obtidos junto às agências de fomento.
Uma análise geral da participação do corpo docente ao longo destes 30 anos de existência indica que a evolução e consolidação do PPGQ foi um processo coletivo, sendo que praticamente todos os pesquisadores orientaram mestres e doutores. A lista geral de contribuições indica que praticamente todos docentes do programa contribuem para que metas de excelência sejam obtidas. 

Formação de Recursos Humanos

Os gráficos a seguir mostram a evolução temporal da formação de mestres e doutores no PPGQ-UFSCar.

Evolução Comparativa da formação de Mestres e Doutores


Total de Defesas de Mestrado e Doutorado.

 Estes números mostram que a contribuição do PPGQ-UFSCar para a formação de recursos humanos na área de Química é considerável: contabilazando as defesas efetuadas até dezembro de 2009, foram titulados 827 mestres e doutores, perfazendo, em média, uma defesa a cada 12 dias!

Distribuição Geográfica dos Egressos do PPGQ-UFSCar

Nos mapas a seguir são indicados locais onde ex alunos do PPGQ estão atuando profissionalmente em universidades e empresas.

Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar

Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar


Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar



Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar: Europa
Estes dados ilustram a expressiva contribuição do PPGQ-UFSCar para a formação de Mestres e Doutores em Química e a dispersão geográfica dos profissionais formados.