sábado, 11 de dezembro de 2010

Programa de Pós-Graduação em Química - Histórico

Breve Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Química, PPGQ, completou 30 anos em 2010. 
O projeto de pré-credenciamento do PPGQ foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSCar (CEPE) em fevereiro de 1980, contemplando as áreas de Química Orgânica e Físico-Química. A primeira seleção para o Programa aconteceu em julho de 1980, com três alunos inscritos, sendo dois aprovados e contemplados com bolsas do CNPq. No primeiro semestre de 1981, 12 inscritos participaram da seleção, com quatro aprovações. 
A primeira defesa de dissertação aconteceu em 1984. Neste ano foi preparado o processo de credenciamento do PPGQ junto ao Conselho Federal de Educação, o que aconteceu em 1985. Ainda em 1984, foi implantada a área de concentração em Química Inorgânica. Ao final de 1986 o PPGQ possuía 15 dissertações de mestrado defendidas, sendo oito em Química Orgânica (QO) e sete em Físico-Química (FQ). O desenvolvimento historicamente diferenciado do PPGQ incentivou a coordenação do programa a pleitear em 1986 a implantação do curso de doutorado em FQ e QO, o que foi concretizado no segundo semestre de 1987. As primeiras teses de doutorado foram defendidas em 1990. Em 1991, o Programa passou a contar também com a área de concentração em Química Analítica, tendo sido criados simultaneamente os níveis de mestrado e doutorado.  A área de concentração em Química Inorgânica no curso de doutorado foi implantada em 1998.
Para o corpo docente inicial do DQ-UFSCar foram contratados, além de profissionais das áreas tradicionais da Química, doutores com diferentes formações básicas no Bacharelado, incluindo Física, Matemática, Farmácia. Esta característica peculiar incentivou o desenvolvimento de linhas de pesquisa interdisciplinares e, algumas vezes, multidisciplinares, encorajando o PPGQ, em 1998, a iniciar uma discussão sobre a criação de uma área de concentração que representasse melhor esse avanço. Assim, em 2000, iniciou-se a área de concentração em Química. Embora muito jovem, a qualidade do corpo docente do PPGQ possibilitou que, desde a sua nucleação, financiamentos significativos, em número e valor, fossem obtidos junto às agências de fomento.
Uma análise geral da participação do corpo docente ao longo destes 30 anos de existência indica que a evolução e consolidação do PPGQ foi um processo coletivo, sendo que praticamente todos os pesquisadores orientaram mestres e doutores. A lista geral de contribuições indica que praticamente todos docentes do programa contribuem para que metas de excelência sejam obtidas. 

Formação de Recursos Humanos

Os gráficos a seguir mostram a evolução temporal da formação de mestres e doutores no PPGQ-UFSCar.

Evolução Comparativa da formação de Mestres e Doutores


Total de Defesas de Mestrado e Doutorado.

 Estes números mostram que a contribuição do PPGQ-UFSCar para a formação de recursos humanos na área de Química é considerável: contabilazando as defesas efetuadas até dezembro de 2009, foram titulados 827 mestres e doutores, perfazendo, em média, uma defesa a cada 12 dias!

Distribuição Geográfica dos Egressos do PPGQ-UFSCar

Nos mapas a seguir são indicados locais onde ex alunos do PPGQ estão atuando profissionalmente em universidades e empresas.

Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar

Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar


Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar



Localização de Mestres e Doutores egressos do PPGQ-UFSCar: Europa
Estes dados ilustram a expressiva contribuição do PPGQ-UFSCar para a formação de Mestres e Doutores em Química e a dispersão geográfica dos profissionais formados.