domingo, 12 de dezembro de 2010

Workshop de Avaliação e Planejamento

WORKSHOP DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
DATA: em aberto (na dependência do calendário oficial da graduação)
LOCAL: ANFITEATRO BENTO PRADO
EXPOSITORES: DOCENTES CREDENCIADOS NO PPGQ
PÚBLICO ALVO: DOCENTES E DISCENTES DO PPGQ

A avaliação periódica dos programas de pós-graduação pela CAPES constitui uma excelente ferramenta de gestão: a comparação qualitativa e quantitativa entre programas de uma mesma área e de áreas afins contribui para a aferição das metas atingidas e a proposição de novos objetivos para o médio e longo prazo.
Os resultados divulgados na avaliação do triênio 2007-2009 mostram ao PPGQ a necessidade premente de rever posturas e procedimentos. Embora o programa continue no grupo de excelência, é inegável que os rendimentos globais não foram suficientes e, mais importante, estão aquém da capacidade intelectual e instrumental deste programa. As discussões sobre os novos rumos estão ocorrendo, sendo necessário criar uma agenda para a tomada de decisões.

O recredenciamento de docentes é uma exigência da UFSCar e da CAPES. Podemos aproveitar este momento para que cada docente do programa exponha uma análise crítica de suas contribuições e ofereça ao coletivo uma indicação das metas futuras. Em particular, é desejável que cada orientador antecipe com clareza os dividendos que planeja adicionar ao rendimento do PPGQ com vistas à próxima avaliação. Uma visão prévia do total de dividendos esperados é fundamental para uma análise geral que antecipe a avaliação trienal.


ROTEIRO


- cada orientador disporá de 20 minutos para a sua apresentação, sendo reservados 5 minutos para perguntas, discussões e sugestões. Cada apresentação deverá conter:

a) análise crítica da participação no PPGQ;
b) projetos em andamento e resultados previstos para a avaliação da CAPES em curso;
c) possibilidades de interação com outros participantes visando resultados mais amplos e qualificados.

Solicitamos que cada orientar envie até 28 de fevereiro o roteiro de sua apresentação para divulgação prévia neste blog. Esta medida será importante para que os participantes  tenham uma visão geral dos assuntos que serão apresentados.

A Coordenação.